Especialidades

Clínica geral

Também chamada de Medicina Interna, a Clínica Geral é uma especialidade que combina conhecimentos gerais sobre o corpo humano, priorizando a atuação na atenção primária.
Basicamente, ela reúne um pouco dos saberes de quase todas as demais especialidades, excluindo apenas as de atuação cirúrgica. Em vez de aprofundar informações sobre determinado sistema ou conjunto de órgãos, a Clínica Geral se destaca pela perspectiva integral do organismo.
Essa visão permite o diagnóstico com agilidade de doenças com sintomas difusos, que afetam diversos tecidos e funções, abrangendo também pedidos de exame, tratamentos diversos e, dependendo da situação, o encaminhamento ao especialista mais apropriado.

Ortopedia

A Ortopedia é responsável por diagnosticar, tratar, acompanhar, prevenir e reabilitar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças, traumas e deformidades que acometem os ossos, músculos, articulações, nervos, tendões e ligamentos, além de tudo que está relacionado ao aparelho locomotor, sistema musculoesquelético e suas estruturas.
Dessa forma, a Ortopedia trata de todo o corpo, uma vez que esses tecidos e estruturas o compõem por completo. É uma especialidade que abrange o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos.
Essa especialidade também está relacionada à traumatologia, que trata contusões causadas por pancadas, como as fraturas ósseas.

Dermatologia

A Dermatologia tem como objetivo o tratamento do maior órgão humano: a pele. Essa especialidade atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e infecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas, desde simples infecções e alergias até tumores.
Além disso, também é responsável por orientar sobre os cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele por meio de procedimentos e produtos.
Porém, os dermatologistas não tratam apenas problemas estéticos. Eles fazem isso com primor, mas também são responsáveis por cuidar de diversas doenças, tais como alergias, psoríase, vitiligo, hanseníase, câncer de pele, entre outras.

Otorrinolaringologia

A Otorrinolaringologia é a especialidade médica responsável por estudar e tratar os sintomas e doenças relacionados ao nariz, ouvidos, garganta (faringe e laringe) e seios da face, além de estruturas ligadas a essas partes, como a cabeça e o pescoço.
Existe uma grande variedade de condições e distúrbios que envolvem essas áreas do corpo humano, e podem ocorrer desde a infância até a terceira idade.
O médico otorrinolaringologista tem atuação ampla em patologias clínicas e cirúrgicas, nas mais diferentes complexidades, compreendendo órgãos de relevância para fala, respiração, audição, olfato, deglutição, equilíbrio e também cordas vocais.

Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica dedicada à saúde de bebês, crianças, pré-adolescentes e adolescentes, cuidando do seu crescimento e desenvolvimento até a vida adulta. Sua atuação abrange aspectos curativos, preventivos e de pesquisa.
O pediatra, além de tratar da saúde infantil, pode orientar as famílias sobre algumas questões, como aleitamento materno, alimentação, vacinação, comportamento e prevenção de acidentes.
A Pediatria tem um papel muito importante na missão de garantir que os pequenos desfrutem da infância e que tudo aconteça da melhor forma, já que abrange a prevenção e o tratamento de diversas doenças que podem atingir as crianças em suas diferentes fases.

Psiquiatria

A Psiquiatria é uma área da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação de problemas emocionais e das diferentes formas de sofrimentos mentais que afetam a saúde das pessoas, sejam elas de origem orgânica ou funcionais.
Essa especialidade trata alterações na mente, no comportamento, na personalidade e nos afetos, oferecendo um alívio do sofrimento e promovendo a saúde mental e física do indivíduo.
O campo de abrangência da Psiquiatria inclui desde o tratamento das situações mais comuns, como ansiedades, depressões e transtornos alimentares, até os quadros mais graves, como esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar e dependência de álcool e drogas.

Psicologia

A Psicologia é a área da ciência que estuda, diagnostica, compreende e orienta os processos mentais dos indivíduos, assim como o comportamento humano.
Essa especialidade analisa como as pessoas pensam, percebem, aprendem, sentem, agem e interagem umas com as outras. Assim, a Psicologia contribui para uma maior compreensão sobre o desempenho de cada indivíduo, focando nas suas relações com o ambiente físico e social.
Por meio de análises complexas e criteriosas das emoções das pessoas, o psicólogo atua para promover, proteger e reabilitar a saúde mental, visando bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva. Além disso, propõe diagnósticos, tratamentos e auxilia na prevenção de doenças mentais.

Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade que estuda a nutrição humana e o comportamento alimentar, e analisa os benefícios e malefícios da ingestão de cada nutriente, como as vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, etc. Ela também atua com foco nas necessidades de cada pessoa, visando à manutenção da saúde e prevenção de patologias nutricionais.
O médico nutrólogo faz o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas direta ou indiretamente aos distúrbios de nutrientes, como anemia ferropriva, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, deficiência de vitamina A e anorexia nervosa. Além disso, pode identificar possíveis erros alimentares e de hábitos de vida, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde.

Ginecologia

A Ginecologia cuida da saúde da mulher por completo em todas as fases da vida. Essa especialidade tem um papel importantíssimo tanto na prevenção como no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos, o que inclui vulva, vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.
O acompanhamento ginecológico deve fazer parte da lista de check-ups regulares de toda mulher, para garantir que esteja tudo certo com o desenvolvimento, saúde e hormônios do seu organismo. Isso porque a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar problemas e ter uma vida mais saudável, desde a puberdade até a terceira idade.

Cardiologia

A Cardiologia é a especialidade cujo papel é estudar, diagnosticar, tratar e prevenir doenças que afetam o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório, como veias, artérias e capilares, os famosos vasos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte de nutrientes, hormônios e oxigênio para outros órgãos do corpo, mantendo o bom funcionamento de todo o organismo.
Hipertensão arterial, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e acidente vascular cerebral (AVC) são algumas das patologias que são diagnosticadas e tratadas pelo médico cardiologista em diferentes fases da vida e independente do estilo de vida da pessoa.

Nutrição

A Nutrição estuda os alimentos e os efeitos que eles produzem no organismo. Essa especialidade é responsável por promover, recuperar e manter a saúde das pessoas por meio da alimentação.
Sua missão é verificar deficiências ou identificar excessos de nutrientes, indicando um cardápio exclusivo para que a alimentação seja feita de forma adequada, equilibrada e saudável.
Cabe ao nutricionista estudar e avaliar os hábitos alimentares de cada indivíduo, para depois elaborar um diagnóstico nutricional baseado em dados clínicos, antropométricos, bioquímicos e alimentares, possibilitando a supervisão, análise, avaliação e planejamento de qualquer dieta, além dos seus efeitos para o corpo da pessoa.

Agende sua consulta